Canavieiras: Comentários em grupos de whatsaap debatem proliferação das muriçocas na cidade - Cannes News

AUDIO

terça-feira, 2 de abril de 2019

Canavieiras: Comentários em grupos de whatsaap debatem proliferação das muriçocas na cidade


Com a mudança climática, com alternâncias de chuvas e calor, os focos de muriçocas se proliferam em Canavieiras. O mosquito não transmite nenhuma doença grave, no entanto, sua picada pode causar problemas cutâneos ou alergias. Sem falar que o zumbido de suas asas tiram o sono de muita gente, principalmente nos bairros mais próximos a rios, lagos, lagoas, mangues ou córregos.

Em depoimentos postados em alguns grupos de whatsaap, moradores de bairros e até do centro e outras áreas sofrem e reclamam, mas sabem que todo ano acontece a mesma coisa. "Chuvas, aumento de temperatura e também umidade contribuem para que as muriçocas se multipliquem rapidamente". Porém segundo relatos, esse ano tem sido pior o ataque dos insetos.

Uma moradora do Bairro Antônio Osório e outro do Jardim Burundanga, disse que a partir das 16 hs, elas [muriçocas], começam a aparecer e vale tudo para se proteger. Entre os métodos mais eficazes de se livrar da presença dos pernilongos dentro de casa já é antigo: O uso de telas tem sido frequente e recomendado. Uma coisa importante a ter em mente é o uso de repelentes químicos. Devem ser usados apenas em emergências. Os insetos desenvolvem resistência rapidamente.
Algumas pessoas vêm questionando o porquê o poder público municipal não buscar tomar uma providência quanto ao uso do “Fumacê”, para diminuir a quantidade de insetos sugadores. Um estudante e futuro professore de geografia alertou; “Aquele fumacê é uma medida emergencial para municípios com uma alta taxa de doenças tranmitidas por mosquitos (o que não é o caso agora), não é em todo caso que ele é usado até porquê causa grandes problemas ambientais.”

EM PESQUISA FEITA PELA REDAÇÃO DO CANNES NEWS – VEM ALGUMAS SOLUÇÕES A SEREM ADOTADAS;

Soluções em utilizar raquete elétrica, pois basta o pernilongo encostar-se à grade que é abatido. São vendidas em semáforos, supermercados e lojas em geral. No entanto, elas não são capazes de eliminar a infestação das muriçocas, pois é muito difícil alguém passar a noite toda acordado só para usá-las.
Outro ponto que pode ajudar o bastante e é muito eficaz, é colocar forro nos tetos de PVC e telas nas portas e janelas, impedindo assim a progressão dos insetos dentro do lar. O uso de produtos tóxico para elimina-las, são apenas medidas paliativas, más não resolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.