Canavieiras: “ama” realiza 5ª caminhada do dia mundial da conscientização do Autismo - Cannes News

AUDIO

terça-feira, 2 de abril de 2019

Canavieiras: “ama” realiza 5ª caminhada do dia mundial da conscientização do Autismo

Uma caminhada voltada para conscientizar a população sobre o autismo levou centenas de pessoas para as avenidas na cidade de Canavieiras. A iniciativa que chega a sua 5ª edição, e que têm o apoio de pais e educadores é promovida anualmente pela Associação Amigos Autistas de Canavieiras, criada por pais de crianças e adolescentes diagnosticadas com o transtornos.Esse ano com o tema " Quando você se envolve as peças se encaixam".

O autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), gera dificuldade no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança. Caminhadas de conscientização ocorrem em diversos países em decorrência do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril.
De acordo com Miguel Fróes presidente, a “AMA”, tem sido responsável por uma das maiores mobilizações da região. Segundo informações de pessoas da sociedade, nesta edição, foi estimada a participação de aproximadamente mil (1.000) pessoas, que se concentraram a partir de 9h30 saindo da Praça João Perelo, com caminhadas passando pela Av. Rio Branco, finalizando na Praça da Bandeiras. Entre os presentes foram distribuídos os balões azuis, cor símbolo do autismo.
Um dos fundadores da AMA. Segundo ela, a incidência do autismo na população envolve uma em cada 68 crianças.
A AMA defende a instituição de políticas públicas para melhorar o cotidiano dos autistas e de seus familiares. A instituição luta, por exemplo, sede própria, pela construção de centros de tratamento e reabilitação, pela possibilidade do diagnóstico precoce, pela garantia da educação especial e por lares terapêuticos para os que ficarem órfãos.
A Associação Amigos Autistas de Canavieiras - AMA é uma entidade civil sem fins lucrativos, atualmente sem sede, mas com funcionamento itinerante. Originalmente destinada a congregar Associações de Pais e Amigos de Autistas, hoje tem por finalidade a integração, coordenação e representação das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 

Nesta terça-feira (02 abril), em sessão plenária na câmara de vereadores - o primeiro expediente do dia foi aberto para falar do tema. O vereador Ricardo Dantas disse que irá buscar junto ao prefeito Dr. Almeida um espaço junto ao centro de abastecimento para que seja feito a sede própria, a fim de garantir uma identidade maior para as pessoas que possuem essa necessidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.