Olivença: Supostos indígenas da tribo Tupinambás fecharam trecho da BA 001protesto - Cannes News

AUDIO

quinta-feira, 28 de março de 2019

Olivença: Supostos indígenas da tribo Tupinambás fecharam trecho da BA 001protesto

Um grupo de pessoas ligadas a Tribo Tupinambás de Olivença, protestaram contra a municipalização da saúde
Protesto da tribo Tupinambás / Foto da PRE

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas intitulados índios da triboTupinambás, fecharam a BA - 001- sentido Olivença/Ilhéus a Canavieiras na manhã desta quinta- feira (28.março). Segundo as informações colhidas, a ação naquela localidade fazia parte de uma mobilização nacional contra a municipalização da saúde da população indígena. Atualmente, a pasta é de responsabilidade Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

As manifestações que começaram por volta das 7h30 só teve fim ás 10h deixando o trânsito bastante lento, causando perda e atrasos em horário de trabalho, escola, médico e até pessoas que estava de viagem para outras cidades do estado. O grupo usavam faixas com palavras de ordem.

Além do protesto contra a municipalização da saúde, eles ainda reivindicam a demarcação de território, autodeclarado povos indígenas. O protesto foi e teve a companhia da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

ATENÇÃO
O Ministério da Saúde vêm a público, esclarecer que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI) é uma das atribuições da pasta e que as eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.

É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.