Alunos do colégio Modelo de Canavieiras realizaram a 5ª Mostra Cientifica - Cannes News

AUDIO

sábado, 15 de setembro de 2018

Alunos do colégio Modelo de Canavieiras realizaram a 5ª Mostra Cientifica


Mais de quinhentos alunos estiveram participando no período de dois dias, dos trabalhos da V Mostra Científica do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães (COLEM) em Canavieiras entre os dias (14 e 15/09) sexta e sábado. A mostra que busca dar visibilidade e democratizar o conhecimento produzido dentro da unidade escolar, contou com a presença de vários outros alunos de outras agremiações particulares, pública e também de curiosos.

As pesquisas e amostras criadas em salas de aulas, ganharam uma maior conotação e visibilidade após serem expostas para o público visitante.
Experimentos e teste foram feitos com pessoas que se ofereceram a exemplo do teste de cegueira. Uma pequena amostra do quão são as dificuldades de quem não enxerga, era retratada na pele de quem se submetida a usar uma venda para ter a noção de o quanto sofre um deficiente visual.

A militante da defesa da pessoa com deficiência, professora Roberta Brandão e  equipe da Associação de Surdos de Canavieiras (ASSUC), como também a Associação Canavieirense de Deficientes (ACANDEF) estiveram presentes com as suas equipes apresentando. A primeira apresentou o Alfabeto em Libras usado na comunicação e entendimento dos deficientes auditivos, enquanto a segunda pode expor e apresentar a dificuldade encontrada por um cadeirante para se locomover em alguns espaços. E não parou por ai! Vários outros assuntos foram destaques na V Mostra Cientifica revelando o quão é grande o universo onde vários fatores da vida estão envolvidos e interligando o ser humano de forma direta e indireta.

Era visível a empolgação de alunos que passaram dias e noites preparando os seus conteúdos a serem expostos, como também era possível observar o nervosismo em suas falas ao apresentar o seu trabalho ao público, principalmente quando a matéria era Física ou Química, mas nada que comprometesse a beleza e a lisura das suas apresentações.
Um verdadeiro roteiro de animação e entrega no que podemos chamar de mais absoluto para um estudante, estava presente na fisionomia de cada aluno envolvido, a certeza do dever cumprido na conclusão dos seus trabalhos. Ao termino do evento deste ano de 2018, ficou a certeza de que sempre é possível aprender independente de qual escola, do momento ou da dificuldade porque passa o país. É sempre possível aprender.

Resumo:

A V Mostra Científica do Colégio Modelo de Canavieiras é um evento de culminância de estudos desenvolvidos por alunos desta instituição sob a orientação de seus professores ao longo do ano. Teve sua primeira edição no ano de 2012. A partir de 2013 foi criado o Núcleo de Iniciação Científica Júnior (NIC Jr.) sob a coordenação das professoras Lorena Ribeiro e Ana Mara Melo, que é um núcleo de estudos e pesquisa para alunos do ensino médio. O NIC Jr. coordena e organiza a Mostra.

A Mostra Científica conta com a exposição de trabalhos de Química, Física, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, História, Acessibilidade e Cinema. Além de exposição de trabalhos da Apae, Beto Arts e João Batista (ex aluno da escola que faz esculturas de dinossauros).

O principal objetivo é despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento na sua área afim, seja ela qual for.
O evento teve entrada franca e recebeu visitantes nos dias (14/09) manha, tarde e noite, até às 20h30 minutos e de (15/09) de 8:00 as 11:00 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.